A produtividade é uma métrica fundamental para garantir a alta performance de toda empresa.
Na prática, nada mais é do que uma ferramenta de gestão de pessoas, utilizada por meio de critérios bem definidos e de métricas para avaliar o desempenho individual dos colaboradores, bem como a performance coletiva de toda equipe.
Além de facilitar a constatação e localização de possíveis problemas com os colaboradores, permite ao gestor identificar os pontos positivos e aqueles que necessitam de ajustes, e assim, tomar decisões assertivas e antecipadas que melhorarão o desempenho e capacidade de produção do negócio.
Exatamente por ser uma métrica tão importante de ser acompanhada, vamos elencar a seguir dicas para mensurar a produtividade dos seus colaboradores para o seu negócio em alta.
Defina o que será avaliado
Antes de mais nada, é necessário saber o que avaliar e estabelecer critérios específicos que considerem todas as variáveis e as respostas que se deseja obter.
Inclua na avaliação às inconsistências e ao tempo ocioso durante a jornada de trabalho.
Atente-se também ao que está sendo entregue, porém, sem se esquecer de avaliar a qualidade do que está sendo produzido. Lembre-se: a qualidade é um fator que não pode ser deixado em segundo plano.
É importante frisar que essa etapa varia de acordo com o ramo e departamentos de cada empresa e, portanto, não há uma receita pronta que funcione para todos os setores.
Por exemplo:
- Uma empresa de atendimento ao cliente deve analisar: quantidade de atendimentos realizados, taxa de resolução, percentual de abandono, satisfação dos clientes, tempo médio de espera,…
- Já uma empresa com equipes de vendas deve analisar: leads gerados, vendas fechadas, prazo de pagamento, margem de lucro de cada operação, …
Realize um acompanhamento constante
Para trazer resultados, as avaliações de produtividade devem ser estruturadas e aplicadas com periodicidade. Caso contrário, ela apenas criará viés na avaliação, sem entregar nenhum dado de valor.
Não se esqueça de incorporar o índice de desempenho aos processos existentes, tornando factível medi-lo, aprimorá-lo e sempre buscar novos caminhos que possam melhorar definitivamente a produtividade dos colaboradores.
Lembre-se: a busca pela produtividade deve ser contínua e fazer parte da administração do negócio. Mesmo com bons índices, mantenha o monitoramento e busque sempre por inovações para superar os resultados.
Use a tecnologia a seu favor
Utilizar os recursos corretos trazem agilidade e precisão na avaliação.
Dica: a E-workoff possui um software prático e acessível que permite todo esse acompanhamento em apenas um lugar. Confira algumas das funcionalidades:
- Gerenciamento de produtividade e de inatividade do colaborador
- Supervisão, em tempo real, da equipe através do movimento no mouse e no teclado
- Fácil exportação de arquivos importantes sobre a jornada de trabalho
- Acesso a registros e análises de inconsistências
- Análise do desempenho de cada colaborador, com mensuração do tempo trabalhado em aplicações web e softwares indicados pela empresa
Clique aqui para fazer um teste gratuito durante 14 dias e aproveite para agendar um bate-papo com os consultores.